Alinhador Transparente Tatuape

Quanto tempo dura o tratamento com o Alinhador Invisível?

Com a inovação da odontologia, as pessoas passaram a se interessar no alinhador invisível. No entanto, as dúvidas sobre esse tratamento são muitas.

Afinal, não usa braquetes, não tem fios metálicos, nem aqueles elásticos que estouram na boca. Por ser uma versão diferente do tradicional, há muita curiosidade sobre o alinhador invisível.

A melhor parte é que esses aparelhos apresentam resultados muito mais rápidos. Quer saber mais sobre o tempo do tratamento? Leia o artigo completo!


Alinhador invisível: tratamento acelerado

O alinhador invisível é uma excelente escolha para quem prioriza tempo e estética. Com ele, não há necessidade de se preocupar com a aparência metálica do aparelho fixo. O tratamento oferece planejamento digital por meio da ortodontia.

Isso significa que não será necessário usar aparelho por anos, como acontecia antes. Há casos de pessoas que usaram de 7 a 10 anos. O mínimo de tempo era de 2 anos. Com essa modalidade, o especialista consegue acompanhar com detalhes os avanços e prever mudanças.

Em outras palavras, o especialista não precisa conferir as alterações primeiro para depois, tomar uma decisão. Ele consegue anteceder o comportamento do dente. Por exemplo, se estamos na estrada e erramos o caminho, temos a opção de dar o retorno e voltar.

No entanto, atrasamos para chegar no destino. O mesmo ocorre com a arcada dentária. Quando o ortodontista tem experiência consegue prever, mesmo assim não é tão preciso quanto o uso da tecnologia. Provavelmente, você já ouviu alguém te contar que consultou 3 dentistas.

Em seguida, relataram que cada um deles forneceu previsão de tratamento com datas diferentes. Alguns afirmam que as diferenças eram grandes. Por exemplo, um afirmou 3 anos e outro, 1 ano. Com o planejamento digital essas diferenças. A partir disso, o especialista consegue acompanhar com mais precisão.

Tempo de tratamento estimado

Qual é a duração média de tratamento? Em geral, costuma ser de 3 a 9 meses. Contudo, somente um especialista para dar essa resposta. Mesmo assim, ele precisa de toda documentação para analisar a sua arcada. Ele pode verificar o seu caso na primeira visita e fazer um parecer superficial.

Por conta da experiência, muitos profissionais conseguem ter uma ideia. No entanto, uma previsão pontual ocorre após a documentação. Esse material é feito no laboratório apropriado para tirar o molde de sua arcada. Em seguida, o ortodontista faz um estudo.

Com a tecnologia essa análise passa a ter o apoio de uma ferramenta que aumenta a precisão. Então, ela une o conhecimento do especialista com a inovação. Isso significa que a tecnologia não substitui o ortodontista, mas é um complemento que aperfeiçoa o seu trabalho.

Em outras palavras, é um instrumento que acelera o tratamento. Visto que o ortodontista consegue avaliar pequenos detalhes. Por outro lado, tudo depende do comprometimento da pessoa. Por exemplo:

  • Higiene bucal em dia;
  • Limpar o aparelho;
  • Guardar no estojo durante as refeições;
  • Efetuar a troca conforme orientação;
  • Usar no mínimo 22 horas por dia ou o quanto o profissional recomendar;
  • Comparecer no consultório na data certa.

Sem disciplina não há compromisso. Logo, os resultados não chegam. Dessa forma fica difícil alcançar os resultados eficientes, pois a arcada não reagirá conforme o esperado.


Como funciona o tratamento com aparelho invisível

Algumas clínicas atuam com marcas distintas, com isso, depende de qual delas o seu ortodontista trabalha. Em primeiro lugar, o cliente passa por uma avaliação. Dessa forma, ele analisa o seu caso e planeja o melhor tratamento. Para isso, o especialista usa a ferramenta para obter a imagem completa da sua arcada.

O resultado é tão minucioso que permite reproduzir de modo idêntico, a sua arcada sem precisar moldar com aquela massa que usávamos antigamente. No modelo tradicional, uma massa era aplicada numa espécie de espátula. Em seguida, colocava na boca do cliente para gerar o molde.

Além disso, todo o processo de documentação era realizado em diversas etapas, onde o cliente tinha que fotografar a arcada com ajuda de ferramentas para registrar a foto. Por ser uma região delicada, provocava dor e desconforto na hora de realizar o procedimento.

Modelagem tradicional e modelagem digital

No tratamento moderno com o uso do alinhador invisível, tudo ocorre na primeira consulta de forma digitalizada. Com isso, o ortodontista já consegue identificar os reparos necessários. Além disso, ele consegue simular o resultado final. Tudo isso, com o programa que a empresa parceira fornece ao profissional.

A partir da modelagem 3D, o dentista consegue traçar um plano detalhado do seu tratamento e mostra a transformação final. Em seguida, a produção inicia e o kit de alinhador invisível fica pronto em alguns dias.

Cada um deles corresponde ao acompanhamento do seu tratamento. O próprio cliente efetua a troca que acontece a cada 2 semanas. Entretanto, tudo depende da orientação do seu dentista.

Além disso, o tempo de tratamento pode ser entre 3 e 6 meses. Mas depende da sua necessidade.

No entanto, em casos de dentes muito tortos pode chegar a 1 a 2 anos. Mesmo assim é uma previsão até longa, pois a duração média é de 9 meses. A menos que o seu caso seja muito complexo, ultrapassa o período de 1 ano. Também é necessário avaliar se a sua arcada precisa extrair os dentes, sisos etc.

Por isso, o diagnóstico é sempre direto com especialista que define com precisão. Para casos mais simples, a duração é rápida. Mas, com um alinhador invisível na boca não há necessidade de se preocupar. Afinal, é quase imperceptível e não machuca a boca.

Aparelho fixo e alinhador invisível

As pessoas tinham pressa de terminar o tratamento, por conta da estética e porque machucava muito a boca. Se o ortodontista não fosse cuidadoso, ficava aquela ponta de fio metálico enorme no final. Em muitos casos, chegava a sangrar e impedia de comer direito.

A escovação era um processo complicado e formava muita cárie. Ao pensar sobre isso, as pessoas ficavam ansiosas para saber o tempo do tratamento, antes de tomar a decisão final. Era muito comum usar aparelho fixo por 4 anos e a dor era mais intensa. Sem dúvida, o alinhador invisível tornou-se um atrativo que permite a correção dos dentes em curto espaço de tempo.

O tratamento do alinhador invisível pode ser mais rápido do que imagina. Quer saber a duração do seu tratamento?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.