Qual a durabilidade de uma lente de contato dental?

Você sabe qual é a durabilidade de uma lente de contato dental? Quando os pacientes chegam eufóricos na consulta querem saber sobre os benefícios estéticos.

No entanto, na hora de marcar a aplicação, logo surgem dúvidas! Afinal, o investimento vale a pena? E se durar só 1 mês ou apenas alguns meses?

Quer saber quanto tempo dura uma lente de contato? Neste artigo trouxemos a resposta. Além disso, daremos dicas de como aumentar a sua durabilidade! Confira!


Qual a durabilidade de uma lente de contato dental?

Antes de saber sobre a durabilidade de uma lente de contato dental é importante entender qual a função dela. Embora pareça simples, há muita confusão sobre a sua verdadeira funcionalidade.

A lente de contato dental é uma ferramenta capaz de desempenhar a função estética e funcional. Em outras palavras, ajuda na restauração de falhas simples. Por exemplo, manchinhas de cigarro, dentes separados entre outros. Além de ser um procedimento funcional para exercer correções pequenas.

Ela funciona como uma capa onde o especialista em dentística aplica em cada dente. Esse material é de porcelana fina no formato de lâminas que aumenta ou diminui de largura e comprimento.

Mas, qual é a durabilidade de uma lente de contato dental? Essa é uma das perguntas mais comuns dos pacientes que chegam no consultório.

No entanto, não há uma resposta exata para ela. Porque depende de diversos fatores. Uma vez que cada pessoa apresenta uma arcada diferente. Além de uma necessidade particular.


Em geral, dura em média 15 anos, pois o material é bem resistente. Por outro lado, é essencial que o paciente cuide das lentes conforme a orientação do profissional. Então, como alcançar esse tempo de durabilidade? A seguir vamos explicar como aumentar a duração das lentes!

Como aumentar a durabilidade de uma lente de contato?

Para aumentar a durabilidade de uma lente de contato, o paciente tem que passar por inúmeras situações. Para isso, separei dicas fundamentais para ajudar nesse processo. Confira!

Manutenção pessoal

A manutenção se refere aos cuidados de cada um. Por exemplo:

  • escovar os dentes após cada refeição;
  • passar fio dental depois de cada refeição;
  • enxágue bucal;
  • visitas regulares no dentista;
  • abandonar alimentos duros ou comer com cuidado;
  • cuidar da saúde das gengivas

Inflamações, gengivites e cáries podem interferir na durabilidade de uma lente de contato.

Qualidade do material

Assim como nos aparelhos ortodônticos, as lâminas variam de material e fabricante no mercado. Com isso, influencia na duração de vida das lentes.

Qualificação do profissional

Outro fator importante é a escolha do profissional, porque o que torna o tratamento eficiente são os materiais, a higiene bucal e a qualificação do profissional.

Se o especialista tiver pouca experiência poderá encaixar as lentes de forma errada. Por consequência, facilitar a formação de cáries e inflamações. Com isso, reduzir o tempo de vida das lâminas.

A partir desse breve artigo, explicamos sobre as lentes de contato dental, a sua duração e como aumentar a durabilidade das lentes de contato dental.

Gostou? Agora você já pode contar com a equipe especialista da Allegra para tratar da estética de seus dentes!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.