Invisalign - Tatuape

Aparelho invisível. Como fazer a higienização correta

Se você usa aparelho invisível ou pretende usar pode ter dúvidas sobre limpeza durante o tratamento. Na prática descobrimos o quanto somos disciplinados ou não. Porém, no caso de tratamento ortodôntico é essencial que o cliente saiba as consequências de uma rotina sem regras.

Embora o aparelho invisível seja uma promessa atraente, precisamos estar atentos a higienização correta. Do contrário, pode custar mais caro e ainda atrasar o tratamento. Para garantir um resultado sadio, rápido e livre de tártaros, separamos dicas importantes para você! Confira!

Aparelho invisível: a forma certa de higienizar

O aparelho invisível é um tratamento moderno capaz de trazer resultados em curto espaço de tempo. No entanto, o cliente precisa estar disposto a seguir uma rotina higiênica diária. Confira!


Água morna ou produto apropriado

Não só a água morna, mas existem produtos adequados para efetuar a higiene completa do seu aparelho. Basta diluí-los em água e efetuar a limpeza. Com uma escova dental limpa, basta escová-los. Em seguida, enxágue e seque antes de encaixá-lo na arcada.

Nesse caso, você pode separar 2 escovas. Uma para a arcada dentária e outra para efetuar a limpeza do alinhador. Reserve também, um copo com vidro apenas para mergulhar na água, caso use o componente da marca. Algumas clínicas que fazem parcerias com as marcas dos aparelhos oferecem o higienizador. Caso opte por usar água morna apenas, não tem problema.

Estojo do aparelho invisível

Na hora de comer é necessário remover o aparelho invisível. Entretanto, precisamos guardar no estojo que vem junto com o kit. Nada de enrolar no guardanapo ou pano como fazem com o modelo móvel. O ideal é remover o aparelho invisível, higienizar, secar e guardar no estojo.

Incluímos esse item na dica de higienização, porque guardar no estojo faz parte da higiene. O fato dele ser diferente de qualquer aparelho convencional, como fixo ou móvel, o cuidado é redobrado. O aparelho invisível encaixa na arcada dentária e as bactérias podem prejudicar a saúde da gengiva.

Logo, qualquer bactéria que grudar nele pode causar doenças na gengiva. Visto que ele encaixa completamente nos dentes. Ao contrário do aparelho fixo e móvel, não há contato com a gengiva, nem tampa o vão entre os dentes. A maior parte do tempo, o aparelho invisível cobre a arcada. Razão essa que o cliente tem que seguir essa rotina. Portanto, guardar na hora de remover é importante. Assim, quando terminar a refeição, o seu aparelho está pronto para usar.

Higiene bucal em dia

A higiene bucal diária é essencial para evitar tártaros, cáries e doenças da gengiva. A partir disso, temos que nos preocupar em dobro com esse hábito. Conforme citamos, o aparelho invisível cobre toda a arcada dentária. Além disso, o cliente precisa usar em média, 22 horas por dia.

Em outras palavras, não é eficiente manter a higiene do aparelho, mas ignorar a escovação dos dentes. É o mesmo que trocar de roupa sem tomar banho. Ou tomar banho e não trocar a roupa de cama. Para que o tratamento seja eficiente, requer hábitos de disciplina.


Na dúvida, escove logo após as 3 principais refeições e passe fio dental. Além disso, após ingerir qualquer outro alimento nesses intervalos, adote o hábito de escovar imediatamente. Com o tempo, essas ações se tornam naturais na rotina.

Assim, você pode mensurar o seu nível de comprometimento com o tratamento. Com base nisso, prever possíveis problemas durante o tratamento. Contudo, vale a pena os esforços para ver os seus dentes alinhados e bonitos em pouco tempo. Além de dispensar o uso de aparelhos indiscretos.

Antisséptico bucal

Para finalizar, o uso de antisséptico bucal também ajuda a manter a saúde dos dentes e gengiva. Ao pensar a longo prazo entendemos que cuidar dessa parte é como tratar do organismo. A longo prazo sentimos a consequência de não cuidar como deveríamos. Porém, antes disso, consulte o especialista, pois existem 2 tipos de antissépticos.

O primeiro deles contém álcool e o segundo deles é isento do componente. O uso em excesso ou sem prescrição do dentista pode causar ressecamento da mucosa bucal, por exemplo. Por fim, ele não substitui a escovação com pasta dental, nem o fio dental. Ele atua como complemento desses elementos na higienização bucal.

Benefícios de manter a disciplina

Manter a disciplina de higiene parece algo chato e até um obstáculo para usar um aparelho invisível. Mas, com qualquer outro tipo de modelo será necessário adotar esse hábito. Além disso, o que parece um problema passa a ser um desafio benéfico.

Muitos relatam que após o tratamento, mantiveram esse hábito na rotina. Embora não precisam higienizar o aparelho invisível, passaram a escovar os dentes com mais frequência e usar fio dental diariamente. Quase metade da população não tem o costume de passar fio dental, nem de escovar os dentes após o café da manhã.

Após as exigências do tratamento, muitos relataram que sentem incômodo quando não podem fazer a higienização bucal. Às vezes, por estar na rua ou num momento inadequado para sair e fazer a limpeza dos dentes.

Tratamento sem atrasos

O benefício é um tratamento sem atrasos e dentes saudáveis. À medida que a idade avança, nossos ossos enfraquecem. Inclusive, dos dentes, por isso quanto menos agredi-los, melhor. Por exemplo, não basta ir ao dentista e fazer obturação. Sempre que houver a necessidade de eliminar uma cárie, já estamos agredindo a arcada.

O cuidado com a alimentação e ingestão de refrigerantes prejudicam demais a saúde dos dentes. Portanto, prefira canudos na hora de ingerir bebidas açucaradas ou com excesso de ingredientes que agridem a arcada. Vale ressaltar que não são apenas os alimentos que causam problemas na arcada, mas sim, os líquidos.

Ao cuidar dos dentes do início ao fim, evita intervalos para tratar das doenças da gengiva e outros problemas. A interrupção para tratar esses problemas, pode retroceder algumas etapas. Portanto, adotar uma rotina de higiene bucal desde cedo é fundamental. Não só para agilizar o alinhamento com o aparelho invisível, mas para evitar problemas na saúde bucal no futuro.

O uso de aparelho invisível é benéfico em todos os aspectos. Está pronto para optar por esse modelo de tratamento? Entre em contato e saiba mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.