Como funciona o Aparelho Invisível

O aparelho invisível é ideal para pessoas de qualquer idade. No entanto, faz sucesso com os adultos, pois é discreto e confortável. Se antes, o aparelho fixo transparente conquistou milhares de pessoas, com esse alinhador, as clínicas lotaram.

Isso porque ele costuma ser até mais barato que os aparelhos fixos, feito de safira. Parece que esse novo modelo de tratamento veio para ficar. Além de tirar do mercado, o tratamento desconfortável e indiscreto dos aparelhos tradicionais.

Quer saber tudo sobre essa nova tendência? A ortodontia nunca esteve tão próxima da tecnologia. Agora eles caminham juntos para aprimorar e acelerar o tratamento. Saiba mais!


Funcionamento dos alinhadores: tudo sobre esse aparelho invisível

O aparelho invisível é um alinhador de dentes que corrige vários problemas. Por exemplo, dentes encavalados, siso, espaçamento dos dentes, mordida cruzada etc. Para isso, esse método conta com a personalização dos aparelhos conforme a arcada de cada pessoa. Essa coleção de aparelhos serve para o próprio cliente efetuar a troca a cada 14 dias ou de acordo com a orientação do especialista.

O cliente pode adquirir o aparelho por meio da clínica que faz parcerias com o fabricante. Essas empresas podem ser nacionais ou internacionais e os valores variam. Somente um dentista credenciado e especializado em ortodontia pode oferecer esse serviço.

Material

Ao contrário dos aparelhos fixos convencionais, o aparelho invisível não requer braquetes, fios metálicos, banda, elásticos e borrachinhas.  Por isso, são confortáveis e o cliente não sofrerá com os machucados internos. Além disso, dá para conversar sem prejudicar a fala, sorrir sem se preocupar com a estética e comer sem restrição.

Para seguir com o tratamento, basta usar as placas todos os dias. Durante à noite, também usá-lo normalmente. Apenas nas refeições, ao ingerir bebidas ou fumar deve removê-los.

Em geral, os especialistas determinam a troca do aparelho a cada 14 dias, mas não é uma definição exata. Em alguns casos, a troca ocorre no próprio consultório. Nesse momento, o ortodontista verifica o progresso.

Requisitos

O tratamento exige exames antes de iniciá-lo. Para isso, é importante que o cliente esteja ciente disso. Já que isso gera custos que nem sempre estamos preparados. Embora os gastos iniciais não sejam altos, representam uma fatia do nosso orçamento. Por exemplo:

  • Escaneamento Digital
  • Acompanhamento clínico;
  • Registro da documentação;
  • Radiografia.

Caso você tenha algum plano odontológico não precisa se preocupar, mas do contrário é essencial checar os valores e se planejar.

Benefícios

O grande diferencial do aparelho invisível é justamente a estética. Algumas pessoas que apresentam dentes encavalados ou muito separados sofrem muito com isso. Visto que, a falha da arcada fica mais evidente. No entanto, com o alinhador invisível esse problema se resolve com facilidade.

Ao encaixar a placa nos dentes não ficará visível. A menos que as pessoas prestem muita atenção. Por isso é ideal para adultos que sentem constrangimento. Muitos associam a correção dos dentes à fase da adolescência. Como se o adulto e idoso não pudesse fazer esse tratamento em suas respectivas fases.


Antigamente, o idoso era visto como cliente de implantes dentários ou dentaduras. Isso porque o tratamento dos dentes era caro. Então, somente a classe privilegiada tinha o poder de tratar a arcada. Não só na saúde bucal, mas do organismo também, as pessoas tinham esse privilégio.

Somente nos tempos modernos é que o idoso e o adulto maduro ganhou destaque. Inclusive, a expectativa de vida aumentou por conta disso. Razão essa, que o mercado ampliou e focou em outras idades. Então, a ortodontia está em alta e hoje, adultos e idosos que ainda tem uma arcada saudável podem usufruir deste tratamento.

Agilidade

O tratamento com o aparelho invisível é muito eficiente. Então, podemos acelerá-lo em até 5 vezes! Com isso, contamos com a agilidade do procedimento. Enquanto que o aparelho fixo leva muito tempo para alinhar os dentes.

A melhor parte é que nem notamos o tempo. O fato de ser imperceptível e confortável de usar não nos preocupamos com a data de finalização. No entanto, em poucos meses o tratamento acaba. Isto é, com essa facilidade e rapidez, parece que num piscar de olhos, os dentes se alinharam.

Limpeza

O processo de higiene bucal não sofre alterações como no aparelho fixo. Basta remover o alinhador, escovar e passar o fio dental. No modelo tradicional, até dá para usar o fio dental, mas por conta do fio metálico dificulta muito. A pessoa precisa ficar o dobro do tempo para higienizar a boca.

Com isso, muitas pessoas não fazem a higiene bucal completa. Isso causava mau hálito, cárie e tártaro. Dessa forma, o tratamento era uma tortura. Principalmente, o fato de machucar a boca, pois muitos reclamam da ponta metálica do aparelho, aftas e feridas que o material provoca.

Cuidados

Todo cuidado é obrigatório em qualquer tratamento. Para isso, será necessário se adaptar aos novos hábitos. Porém, veja por um lado positivo! Algumas adaptações são tão benéficas que ao término do tratamento somos outra pessoa. Em outras palavras, faça a limpeza com água morna, uma vez por dia com escova de dente.

Se você é fumante, evite fumar com aparelho porque pode deixar os dentes muito mais amarelados. De certo modo, exigirá 22 horas de uso e quem sabe, contribuir para um hábito saudável.

Mesmo que fume por alguns minutos será necessário remover com muito cuidado e fixá-lo com cautela. Durante as refeições é importante guardá-los no estojo apropriado.

Com o aparelho invisível no mercado, qualquer pessoa pode programar o seu tratamento sem se preocupar com a estética. Conforme vimos, não há nenhum obstáculo para adotar esse tratamento. Basta apenas higienizar com cuidado e adotar algumas regrinhas diárias.

A melhor parte é que esse tratamento não requer visitas mensais, mas num espaço de tempo maior. Além disso, conta com a facilidade de pagamento. Por fim, podemos ver o resultado em tempo real. Já que a cada 14 dias, aproximadamente, os dentes apresentam as primeiras mudanças. Vale a pena investir!

O que achou do aparelho invisível? Quer saber o orçamento para o seu caso? Entre em contato conosco!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.