10 mitos sobre as lentes de contato dental

Será que você conhece todos os mitos sobre as lentes de contato dental? Essa pergunta se deve a quantidade de informações que vemos na internet. Inclusive, nem sempre é simples definir o que é verdade ou não.

Pensando nisso, resolvemos compartilhar os 10 principais mitos que 90% das pessoas acreditam. Vamos esclarecer todos eles com objetivo de transmitir segurança em relação às lentes dentais. Confira!

1.Precisa desgastar 100% os dentes

Mais um mito sobre lentes de contato dental! Embora seja verdade, não se aplica a todos os casos. Pois o procedimento depende da estrutura do paciente. Por exemplo, nem todos irão precisar desgastar os dentes.


2. Lente de contato dental e faceta são sinônimos

A espessura de ambos é diferente. Ou seja, a lente de contato dental é mais fina e a faceta, mais grossa. Além disso, as lentes são de zircônia ou porcelana pura.

Já as facetas são de resinas ou pequenas porcelanas. Além disso, o objetivo de cada uma, se difere entre si. Pois as lentes focam em correções menores e as facetas em tratamentos mais complexos.

3. Funciona como clareamento dental

Aqui nos deparamos com mais um dos mitos sobre lentes de contato dental. Pois o clareamento não é o objetivo principal, mas sim, a redução de pequenas falhas. Isto é, o paciente com manchas escuras ou amareladas precisa fazer o clareamento dental primeiro. Do contrário, elas não ficam branquinhas, já que a espessura da lente é bem fina.

4. Pode remover a qualquer momento

A remoção só é possível para substituir as lentes ou em casos onde não houver desgaste dos dentes.

5.Todos podem usar

Embora o tratamento não tenha contraindicações, há exceções. Por exemplo, pessoas com bruxismo controlado e dentes fracos não são indicadas para o tratamento. Entretanto, tudo depende de cada pessoa. Portanto, o ideal é sempre consultar o dentista.


6.Ideal para dentes tortos

Para dentes tortos, o ideal é uso de aparelho ortodôntico, pois o objetivo das lentes é para pequenas correções.

7.O tratamento é longo

Um dos mitos sobre lentes de contato dental é o fato do tratamento ser longo demais. No entanto, o tempo médio é de 25-40 dias.

8. É 100% irreversível

É muito comum que existam esses mitos sobre lentes de contato. A grande maioria das pessoas acredita nessa verdade, mas não se aplica a todos os casos.

Isto é, consideramos irreversível no que se refere ao uso das lentes. A menos que o paciente não tenha passado por processo de desgaste. Só pode remover para substituir por outras lâminas.

9. Dentes amarelados pode ter lentes

É muito comum que mitos sobre lentes de contato surjam nas conversas familiares, entre amigos e vizinhança. Mas, o ideal é sempre buscar fontes confiáveis e conversar com seu dentista. Pois o que serve para você não é indicado para outra pessoa.

No caso dos dentes amarelados, não se torna um obstáculo colocar as lentes. Entretanto, os resultados podem não ser o esperado. Logo, o ideal é fazer clareamento antes, se a cor for muito forte.

10. Espaços entre dentes não pode colocar as lentes

Ao contrário do que os mitos sobre lentes de contato dizem, dentes separados têm jeito sim! Pois eles aumentam a largura e altura de um dente.

Dessa forma, cobrem pequenos espaços entre eles com sucesso!

Em suma, quebramos os mitos sobre lentes de contato para quebrar o medo de colocá-las. Além de trazer à luz, a verdade sobre algumas informações importantes.

Agora que já sabe todos os mitos sobre lentes de contato, aproveite para marcar uma visita!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.