Odontopediatria

Odontopediatria. Saiba 10 motivos para levar seu filho ao dentista

A Odontopediatria é um segmento que atrai a atenção dos pais corujas. Uma vez que se trata da saúde bucal dos pequenos. Independente dele ainda estar no ventre ou ter até 12 anos de idade.

Sem dúvida, toda mãe e pai se preocupam com o bem-estar das crianças. Mas nem sempre sabem como orientá-las ou como cuidar da área bucal delas. Já que as crianças não têm entendimento das responsabilidades para com a própria saúde bucal.

A partir disso, as mães garantem uma boa relação entre filhos e dentistas. Além de educá-las a cuidar da saúde bucal como hábito natural.


Quer promover esse mesmo resultado? Além de descobrir quais são os principais motivos para contratar um Odontopediatra? Então, confira o artigo completo!

Odontopediatria: o que é?

A Odontopediatria é uma especialidade que capacita dentistas. Com isso, ajuda na prevenção, diagnóstico e tratamento da saúde bucal dos filhos.

Dessa forma, esses profissionais desempenham a função de educadores também. Por exemplo, desenvolver hábitos de higiene bucal desde pequeninos!

Mas para isso, o dentista adquire técnicas que o capacita a se relacionar com bebês, crianças e pré-adolescentes.

Por que contratar um Odontopediatra? Veja os 10 motivos!

Afinal, por que devo contratar um Odontopediatra? Talvez essa dúvida surgiu em algum momento. No entanto, separamos uma lista que só o Odontopediatra pode atender! Veja a seguir!

1.Capacidade de lidar com os pequenos

Nós temos que ter um Odontopediatra porque crianças reagem de modo diferente dos adultos. Por exemplo, elas sentem medo dos dentistas porque associam a dor ou algum desconforto.

2. Ambiente acolhedor

Com intuito de gerar conforto e segurança, o ambiente é aconchegante. Por exemplo, mais colorido, acolhedor etc.

3. Instruções relevantes

Sem dúvida, ter um especialista ajuda a quebrar hábitos prejudiciais. Por exemplo, chupar dedo. Isto é, tudo o que estiver ligado à arcada dentária, o odontopediatra cuida!


4. Garantia de um diagnóstico precoce

Não só corrigir hábitos ou tratar problemas existentes, mas o especialista adota ações preventivas. Por exemplo, verificar riscos de desenvolver doenças na gengiva, acompanhar o crescimento dos dentes e ossos da criança.

5. Educação dos pais

O Odontopediatra também ajuda a educar os pais. De tal modo, que eles podem reforçar o hábito correto da higiene bucal em casa.

6. Conhecimento da Psicologia Infantil

O fato desses profissionais terem conhecimento sobre a Psicologia Infantil, muitos desenvolveram uma comunicação eficiente com os pequenos. Inclusive, eles sabem lidar com traumas e o psicológico dessas crianças.

7. Tratamentos preventivos

As crianças podem prevenir muitas doenças, por meio de selantes e fluoretos.

8. Relacionamento saudável

Antes de tudo, as crianças são verdadeiras. Portanto, construir vínculo com elas é importante. Dessa forma, o tratamento tende a ser mais tranquilo. Além disso, elas passam a seguir os hábitos de higiene bucal sem choros.

9. Eles também são clínicos

Sem dúvida, uma das maiores vantagens é que o Odontopediatra também atua como clínico. Logo, fazem restaurações, cirurgias etc.

10. Gestação segura

Eles contribuem para gerar a saúde bucal dos pequenos desde o ventre. Por meio de orientações importantes sobre os cuidados com o recém-nascido.

Em resumo, contratar um odontopediatra é essencial para a educação bucal dos filhos. Pois, a infância é uma fase onde as experiências desempenham forte influência nelas. Logo, determina traumas ou bom relacionamento com a saúde bucal. Bem como a sua interação com o dentista sem medo.

Com isso, fazer visitas regulares no consultório se torna um hábito no futuro dessas crianças. Em contrapartida, uma pessoa com experiências traumáticas no dentista, criam resistências. Portanto, escolher um profissional adequado também é um fator importante.

A Odontopediatria já faz parte da rotina dos seus filhos? Que tal investir no cuidado da saúde bucal deles? Entre em contato e saiba mais detalhes!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.